oraçãoOração

evangelizaçãoEvangelização

  • Evangelização através de pregações, retiros, missões populares, música, teatro e dança, na linha da Nova Evangelização.
  • Promoção vocacional, acompanhamento a Grupos de Jovens.

paroquiaServiços Paroquiais

  • Catequese para Primeira Comunhão e Crisma
  • Pastoral da Saúde e Pastoral da Esperança
  • Animação litúrgica
  • Formação de coroinhas e marianinhas 
  • Ministério Extraordinário da Eucaristia

socialTrabalhos Sociais

  • Lares para menores e idosos
  • Centro da Criança e do Adolescente - CCA com alimentação diária para 150 crianças.
  • Lar para gestantes em situação de risco (em defesa da vida)
  • Visitas a idosos, famílias e doentes, em casa e nos hospitais
  • Está em preparação a fundação de um abrigo em Pomerode - SC com o nome de CEAMA que traz o nome de Nossa Madre Maria José.

Vida de Oração

vidadeoracao

"O primeiro e principal dever dos religiosos é a assídua união a Deus na oração". Regra de Vida - 77

 

Nossa vida de oração é composta por momentos de oração pessoal e de oração comunitária, incluindo a Adoração Eucarística que poderá ser individual durante o dia e duas a duas no período noturno, como de forma comunitária.

 

Nossos horários:

6:00 - Laudes, primeira oração do dia. Oração comunitária composta por um hino, três salmos, uma leitura breve, antífona e Benedictus, preces e oração conclusiva. Todas as orações comunitárias são rezadas em dois coros, ou seja, as irmãs se dividem em dois grupos e cada grupo canta ou reza (conforme a liturgia), por sua vez, um versículo do salmo. A leitura é feita por uma irmã e ouvida atentamente por todas as outras.

6:30 - Oração pessoal com a duração de uma hora - leitura orante da palavra, meditação e contemplação.

7:30 - Oração (Tércia) - Oração comunitária composta por um hino, três breves salmos, uma leitura breve e oração conclusiva. Após a oração de Tércia, segue-se a Santa Missa (quando há a celebração na própria comunidade) ou no horário que melhor se adequar à comunidade religiosa, e vamos às paróquias vizinhas também. 

12:00 - Oração (Sexta) - Oração Comunitária, assim como Tércia, composta por um hino, três breves salmos, uma leitura breve e oração conclusiva, seguida de um momento de reflexão em silêncio (exame de consciência). Por fim, a oração do Pai- Nosso como contrição e propósito de emenda para aquele dia.

12:30 - Almoço

13:00 - Recreação

14:00 - Uma hora de leitura espiritual - livros de espiritualidade e doutrina da Igreja.

15:00 - Oração (Nôa) - Oração Comunitária, também composta por um hino, três breves salmos, uma leitura breve e oração conclusiva. Tempo empregado nos trabalhos apostólicos.

18:00 - Vésperas - Oração comunitária composta por um hino, três salmos, uma leitura breve, antífona e Magnificat, preces e oração conclusiva. Após Vésperas, segue-se uma hora de oração pessoal e depois desse momento de oração pessoal, reza-se o Ofício das Leituras.

20:00 - Jantar - Seguido de recreação

21:30 - Completas - Última oração comunitária do dia. Inicia-se com um grande momento de silêncio a fim de que as irmãs façam seu exame de consciência e arrependidas peçam perdão umas às outras pelas falhas e erros que tiverem incorrido durante todo o dia. Depois, recitam-se um hino e um salmo, ouve-se uma leitura breve, recita-se o Cântico de Simeão com antífona, há uma oração conclusiva e canta-se um hino a Nossa Senhora.

Depois da oração de Completas, as Irmãs se revezam, em duplas, na Adoração ao Santíssimo Sacramento. Cada dupla de irmãs faz uma hora de Adoração.

Nos meses de maio e outubro o terço é rezado comunitariamente, nos outros meses reza-se individualmente, exceto as formandas (Aspirantes, Postulantes e Noviças) que sempre o rezarão comunitariamente.

É nosso costume rezar um Pai-Nosso, após o almoço ou jantar, pelos nossos benfeitores, em gratidão pelo alimento que nos é concedido que “nada tendo, nada nos falta”. Também mandamos celebrar missas nas suas intenções.

Também é costume a realização das Novenas, rezadas comunitariamente, em preparação às Solenidades dos principais santos de nossa devoção: Nossa Senhora do Carmo, o Glorioso São José, Santa Teresa D’Ávila, São João da Cruz, Pentecostes e Santa Teresinha.

  

 

 

historia 

Nossa História

   

 

 

 




carisma-002

Carisma  

 

 
 

 


 


oquefazemos

O que fazemos 

 

 

  

 



comunidades

Nossas Comunidades 

  

 

 

 

 

 

 

 

  

Contato

Endereço:
Rua Joaquim Nabuco, 1008 - Brooklin - São Paulo-SP
Tel:
(11) 5044-3664
Site:
www.carmelitasmensageiras.org.br
Email:
contato@carmelitasmensageiras.org.br

Pedido de Oração